ESG

O ESG serve para medir a consciência das empresas em relação ao seu comportamento diante de aspectos sociais, ambientais e de governança. Sendo assim, ele é utilizado como indicador de resultados para mensurar o valor da empresa e o impacto das suas ações. A sigla vem do inglês Environmental (Ambiental, E), Social (Social, S) e Governance (Governança, G) e surgiu oficialmente em 2005, em uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU).

Nos últimos anos, esta sigla “ESG” tem ficado muito em evidência, principalmente no mundo corporativo, mas percebe-se que as vezes este assunto é ligado somente ao “meio ambiente”. A organização deve realizar uma análise crítica do seu segmento, seus processos e verificar o que realmente pode ser trabalhado e estar alinhado com os “17 ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”. Os ODS são parte da Resolução A/RES/70/1 da Assembleia Geral das Nações Unidas em setembro de 2015 e foram adotados pelos chefes de Estado, incluindo o Brasil: "Transformando o nosso mundo: A agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável“.

Auxiliamos na implantação e manutenção de projetos de acordo com o porte e segmento da sua empresa. Implementar políticas e práticas sustentáveis passou a ser uma regra de mercado. Estratégias focadas na agenda ESG contribuem para que as empresas mantenham uma imagem positiva frente aos consumidores e investidores, impactando nos resultados financeiros.

“Desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.

“Sustentabilidade é um conceito relacionado ao desenvolvimento sustentável, ou seja, formado por um conjunto de ideias, estratégias e demais atitudes ecologicamente corretas, economicamente viáveis, socialmente justas e culturalmente diversas”.

Gostou e quer saber mais? Entre em contato conosco.